terça-feira, 5 de agosto de 2008

A Importância da Geografia

A importância da Geografia – Leitura de mundo


"Se a velocidade dos ventos chegarem a 60 km/h, a formação se transforma em tempestade tropical, e deverá ser chamada pelos meteorologistas de Katrina".


Dia 29/08/2005, o Katrina chegou, e deixou uma população em desespero, pois tinham somente 36 horas para abandonar tudo e se deslocar para outra cidade a quilômetros de distância, assim foi em New Orleans nos Estados Unidos, com o alerta de aproximação do Katrina, um dos mais potentes furacões dos últimos anos, com rajadas de ventos de 280 km por hora, resultando em milhares de mortos e uma cidade quase destruida. Enquanto que no Brasil no ano anterior um furacão, o Catarina com potencial de destruição bem inferior ao Katrina, deixa um rastro de destruição e morte na região sul, surpreendendo cientistas, pela raridade deste fenômeno ocorrer abaixo do trópico de Capricórnio. Pois bem, esse é o mundo hoje, os fatos que ocorrem em qualquer lugar do mundo alcançam você, e causam efeitos sobre o seu dia a dia, onde quer que você esteja. Afinal vivemos num mundo globalizado.


Importância da Geografia: É aí que entra a importância da Geografia, ela pode nos ser útil na leitura, no entendimento desse mundo que nos rodeia, e somos cobrados a participar das soluções de seus inúmeros problemas, buscando soluções para os problemas do nosso ambiente doméstico, para nossa cidade, região, país e o mundo. Afinal estamos sempre desejando um mundo melhor.


O Foco da Geografia: O campo de preocupações da Geografia é o espaço da sociedade humana, onde vivem homens e mulheres e, ao mesmo tempo, produzem modificações neste espaço, que esta em permanente (re) construção. Indústrias, cidades, agricultura, rios, solos, climas, populações e muitos outros elementos constituem o espaço geográfico, isto é, o meio ou a realidade material onde a humanidade vive. Tudo neste espaço depende da natureza e do ser humano. A natureza é a fonte primeira de todo o mundo real. A água, a madeira, o petróleo, o ferro, o cimento, e todas as outras coisas existentes, nada mais são do que aspectos da natureza. Mas a ação do homem, reelabora, transforma os elementos naturais e o meio ambiente ao fábricar os plásticos a partir do petróleo, ao represar rios e construir usinas hidrelétricas, ao aterrar mangues edificar cidades, ao inventar meios de transportes e comunicações para encurtar as distâncias. Assim, o espaço geográfico, não é apenas o local de morada da sociedade humana, mas principalmente por uma realidade que a cada momento é transformada pela ação do homem.


Agente de transformação da Sociedade: Então para assumirmos nosso papel de agente transformador dentro desta sociedade, para expressarmos com inteligência nossas opiniões, é preciso que conheçamos as razões e os porquês dos fatos e agirmos com consciência e determinação. Ser cidadão pleno em nossa época significa antes de tudo estar integrado criticamente na sociedade, participando ativamente de suas transformações. Para isso, devemos refletir buscando uma compreensão ampla do mundo, desde o local em que moramos, nosso bairro, nossa cidade, a região, o estado, nosso país, e o planeta como um todo.
Observando a nossa cidade veremos que existem problemas que são comuns em todo o Brasil, como falta de moradia para população de baixa renda, redução das oportunidades de emprego, desmatamento, ocupação de áreas de preservação ambiental, saturação do aterro sanitário, invasões e ocupações de terras. Os problemas sociais da América Latina. No continente europeu, os conflitos envolvendo os diversos grupos étnicos (Iugoslávia, desmembrada em várias nações), no Oriente Médio, a questão da Palestina, envolvendo árabes e Judeus, na Ásia a invasão americana do Iraque, a disputa da região da Caxemira entre Índia e Paquistão, as relações comerciais com a China e seus 1,3 bilhão de habitantes. No Brasil, a economia vai bem, a política nem tanto, o relacionamento do Brasil com seus parceiros do MERCOSUL. Além disso, com a globalização da economia, os problemas ambientais também se globalizaram. O mundo todo despertando interesse pela região amazônica.
Diante destas questões, É nesse ponto é que a Geografia torna-se uma importante ferramenta para reflexão, compreensão dos fatos naturais e aqueles provocados pelo homem no espaço em que esta inserida. É a Geografia uma ciência que nos permite ser um agente de transformação da sociedade a partir da compreensão da realidade em que vivemos.


Exercícios de aplicação - De acordo com o texto responda.


1 - Qual a importância da Geografia?
2 - De acordo com o texto, qual é o campo de preocupação da Geografia?
3 - Quais os elementos que podemos incluir como integrantes do espaço geográfico?
4 - Dois fatores têm uma ação dinâmica sobre este espaço, relacione-os.
5 - Qual a ação do homem sobre o espaço geográfico?
6 - De que forma a Geografia pode nos servir para uma tomada de ação consciente, quer seja dentro da nossa comunidade, da nossa cidade, estado ou país?

9 comentários:

Geografia e Vida disse...

parabéns pelo blog, está fantástico!

Unknown disse...

A importância está em sabermos identificarmos as causas.

Unknown disse...

Brigado pelo blog..
Me ajudou muito!

Anônimo disse...

Parabéns...
Mim ajudou bastante...
Obrigado!

Estudantes de Pedagogia da Faculdade de Ciências Educacionais - FACE disse...

MUITO BOM O SEU BLOG, É COMPOSTO DE INFORMAÇÕES VALIOSAS.aio

Unknown disse...

valeu me ajudou muito

Unknown disse...

Sintetizado mas, muito coerente. Parabéns!Professora do MS!

Unknown disse...

Muito Bom!

Elza Piedade disse...

Parabéns. Ótimo texto, boa atividade
Elza